Sites Educacionais do Ministério da Saúde

A Comunidade de Práticas se propõe a ser um espaço vivo, dinâmico, com efetivo valor de uso para o SUS. O projeto consiste de um conjunto de estratégias articuladas em torno de uma proposta principal: a oferta de uma plataforma virtual que possibilite a constituição de comunidades virtuais entre os trabalhadores e gestores da atenção básica das três esferas de governo.

Plataforma de Cursos ofertados por diversas Universidades Federais

Iniciado em 2012, o Portal Saúde Baseada em Evidências refere-se a uma iniciativa governamental para desenvolvimento de uma biblioteca eletrônica com conteúdos específicos para profissionais de saúde.

Objetiva a incorporação da Prática Baseada em Evidências no processo de trabalho dos profissionais de saúde e de acadêmicos das áreas da saúde.

Portal que possibilita o fortalecimento e a melhoria da qualidade do atendimento da atenção básica no Sistema único de Saúde (SUS), integrando Educação Permanente em Saúde (EPS) e apoio assistencial por meio de ferramentas e tecnologias da informação e comunicação (TIC).

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi criado em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com uma rede colaborativa formada atualmente por 36 instituições de ensino superior que oferecem cursos a distância.

Além da Rede UNA-SUS, o Sistema é composto pelo Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), repositório digital público da UNA-SUS, no qual são disponibilizados materiais, tecnologias e experiências educacionais de livre acesso pela internet. O ARES é considerado hoje o maior acervo digital em saúde da América Latina