SUBMISSÕES ENCERRADAS!

As submissões de trabalhos para o IV Congreeso de Medicina de Família e Comunidade da Zona da Mata Mineira estão encerradas. Os resultados serão divulgados no dia 09 de maio de 2019 em nossas redes sociais e nesta página.

Sobre os trabalhos:

A apresentação dos resultados de um trabalho é ponto crucial da metodologia científica, e o envio de resumo para congressos é frequentemente sua primeira forma de comunicação pública. O resumo contém estrutura definida e é semelhante aos resumos de artigos científicos, com introdução, objetivo, métodos, resultados e conclusões.

Assim como artigos científicos submetidos às revistas para publicação são a melhor maneira de divulgar os resultados de uma pesquisa, a submissão de resumos para congressos é útil na disseminação dos primeiros resultados de um novo trabalho. O envio de resumos de trabalhos científicos para congressos profissionais abrange alguns objetivos. Os autores do trabalho desenvolvido parcial ou totalmente podem ser avaliados por seus pares, ou seja, outros profissionais da mesma área podem opinar e dar sugestões para lapidar a metodologia e os resultados apresentados. Além disso, é uma excelente maneira de pré-divulgação de um trabalho, seja ele observacional ou de intervenção, proporcionando a interação entre pesquisadores interessados no mesmo tema.

No IV Congresso de Medicina de Família e Comunidade da Zona da Mata Mineira os resumos serão publicados na Revista de APS. Criada em 1998, é uma publicação científica, trimestral do NATES (Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde) e Mestrado de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade – SBMFC e Rede de Educação Popular e Saúde - REDEPOP.